terça-feira, 3 de março de 2009

A Trindade




Chamamos de Trindade a manifestação plural da personalidade de Deus. No primeiro verso da Bíblia está escrito: “No princípio criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1.11). Este mesmo Deus, em todo restante das Escrituras, sempre se revela dentro de uma perspectiva monoteísta. Mas como esse Deus único, nesse mesmo verso da Bíblia, tem o nome de Deus em hebraico no plural? A resposta é aparentemente confusa, mas é simples: Deus enquanto único quer mostrar sua pluralidade, a pluralidade de pessoas que compõem este único Deus. Para facilitar a mente observadora Deus revelou-se aos hebreus como o SENHOR Deus. SENHOR como uma tradução do acrônimo YHWH Deus, desta forma Deus definia-se o Deus plural que é um (Ex 6.2).

Êxodo 6:2 – Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o SENHOR.

Ainda no Antigo Testamento há várias manifestações de Deus. Como vimos em Êxodo 6.2, Ele aparece como o Senhor, que é Pai; em espectro de homem ou de anjo, que é o Filho (Jz 13.6-22 e 1 Sm 2.27); e em como o Espírito Santo em Gênesis 1.1 e 41.38. Assim,


O PAI

Deuteronômio 8:3, 5 – Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. [...] Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

O FILHO

Juízes 13:21-22 – Nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então, Manoá ficou sabendo que era o Anjo do SENHOR. Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus.

O ESPÍRITO SANTO

Gênesis 41:38 – Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?

No Novo Testamento, Jesus revelou-se como sendo o EU SOU, um com o Pai, fazendo igual a Deus e um com o Espírito Santo (Jo 8.58, Jo 10.30, Jo 5.18 e Jo 16.7-12).

O relacionamento da Trindade é harmônico e cada pessoa tem sua função. Na obra de salvação o Pai enviou, o Filho veio e o Espírito Santo fez obra. Desse modo concluímos que o Pai estabelece os conselhos, o Filho o revela e o Espírito Santo produz os resultados. Esta relação harmônica é chamada de Economia de Deus.

Para isso, Atanásio escreveu:
"Adoramos um Deus em Trindade, e a Trindade em unidade; não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância. Pois existe uma pessoa do ai, outra pessoa do Filho, e outra pessoa do Espírito Santo. Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é toda uma só; a glória é igual e a majestade é coeterna. Tal como é o Pai, tal é o Filho, e tal é o Espírito Santo... Assim como o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. No entanto, não há três deuses, mas um Deus."
Obviamente, não podemos compreender a totalidade deste mistério, mas ele é claro nas Sagradas Escrituras. Certamente, qualquer Deus que possa ser moldado e compreendido em totalidade pela mente humana, este definitivamente não é o Deus cristão.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

CREDO ATANASIANO EXPANDIDO
1. Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal.
2. A qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá para sempre.
3. Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade.
4. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância.
5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra.
6. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
7. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo.
8. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado.
9. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado.
10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
11. Contudo, não há três eternos, mas um eterno.
12. Portanto não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado.
13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
14. Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.
15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
16. Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus.
17. Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor.
18. Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor.
19. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores.
20. O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado.
21. O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado.
22. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.
23. Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
24. E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor.
25. Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em unidade deve ser cultuada.
26. Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade.
27. Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
28. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe.
30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana.
31. Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade.
32. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo.
33. Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade.
34. Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de pessoa.
35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo.
36. O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
37. Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
38. Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de sua obras.
39. E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno.
40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...