domingo, 8 de março de 2009

A Existência de Deus




Afirmamos acerca de Deus e de sua existência, alicerçados em sua cognoscibilidade, isto é, a possibilidade de conhecê-lo quando apreendemos a relação do Seu ser com seus atributos, os quais, sob um nome, ou nomes de Deus, em geral, apresentam-se como incomunicáveis e comunicáveis em uma trindade santa. As obras de dogmática ou de teologia sistemática geralmente começam com a Doutrina de Deus.

Em vez de surpreender-nos de que a dogmática comece com a Doutrina de Deus, bem poderíamos esperar que seja completamente um estudo de Deus, em todas as suas ramificações, do começo ao fim. Neste sentido, há duas pressuposições básicas na teologia: 1) que Ele existe; e 2) que Ele se revelou em sua Palavra divina.

Na exposição desse estudo, em geral, apresentou-se em um método seguindo o esboço trinitário Pai, Filho e Espírito Santo, conforme Hegel e Martensen. Breckenridge dividiu o assunto da dogmática em (1) O Conhecimento de Deus Objetivamente Considerado; (2) O Conhecimento de Deus subjetivamente Considerado.

Até o começo do século XIX era quase geral a prática de começar o estudo da dogmática com a doutrina de Deus, mas ocorreu uma mudança sob a influência de Schleiermacher. A consciência religiosa do homem substituiu a palavra de Deus como a fonte da teologia. A fé na Escritura como autorizada revelação de Deus foi desacreditada e a compreensão humana, baseada na apreensão emocional ou racional do homem, veio a ser o padrão do pensamento religioso. A religião gradativamente tomou o lugar de Deus como objeto da teologia. A obra dogmática de Schleiermacher dedica-se ao estudo e análise do sentimento religioso e das doutrinas nele envolvidas. Esta começa com a doutrina do homem e conclui com a doutrina de Deus. Poderia parecer que a teologia da escola de Ritschl requeresse ainda outro ponto de partida, desde que encontra a revelação objetiva de Deus, não a Bíblia como na palavra divinamente inspirada, mas em Cristo como fundador do Reino de Deus, e considera a idéias do Reino como o conceito central e absolutamente dominante da teologia. Ao mesmo tempo, há vários teólogos, como Strong, que em suas obras começam a discussão da dogmática propriamente dita com a doutrina de Cristo ou da Sua obra redentora.

A prova bíblica para a existência de Deus. O Cristão aceita a verdade da existência de Deus pela fé. Mas esta fé não é uma fé cega, mas fé baseada em provas, e as provas se acham, primariamente, na Escritura como a Palavra de Deus inspirada, e, secundariamente, na revelação de Deus na natureza. Nesse sentido a Bíblia não prova a existência de Deus. O que mais se aproxima de uma declaração talvez seja o que lemos em Hebreus 11:6 “... é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. A Bíblia pressupõe a existência de Deus em sua declaração inicial, “No principio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Esta revelação de Deus constitui a base da nossa fé na existência de Deus, e a torna uma fé inteiramente razoável.

Entretanto, há várias formas de negação da existência de Deus, isto inclui tanto a absoluta negação quanto os falsos conceitos que envolvem a negação do verdadeiro Deus.

1. A absoluta negação da existência de Deus. Em vista da semen reliogionis implantada em todos os seres humanos, pela criação do homem à imagem de Deus, é seguro admitir que ninguém nasce ateu. Em última análise, o ateísmo resulta do estado moral pervertido do homem e do seu desejo de fugir de Deus. A respeito dos ímpios o Salmo 14.1 declara: “Diz o insensato no seu coração: não há Deus” (cf. Sl 10.4b). E Paulo lembra aos Efésios que eles tinham estado anteriormente “sem Deus no mundo”, Efésios 2.12. A experiência também dá abundante testemunho da presença deles no mundo. O professor Flint distingue três espécies de ateísmo teórico, a saber, (1) Ateísmo dogmático, que nega peremptoriamente a existência de um ser divino; (2) Ateísmo cético, que duvida da capacidade da mente humana de determinar se há ou não há um Deus; (3) Ateísmo crítico, que sustenta que não há nenhuma prova válida da existência de Deus. Há um número muito maior daqueles que teoricamente põem de lado todo e qualquer deus; e um número ainda maior dos que romperam com o Deus da Escritura. Spinoza pode ser chamado “O homem intoxicado por Deus”, mas o seu Deus certamente não é o Deus que os cristãos cultuam e adoram.

2. Falsos conceitos atuais de Deus que envolvem negação do verdadeiro deus. Em nossos dias há vários conceitos falsos de Deus, conceitos que envolvem a negação do conceito teísta de Deus: a. Um Deus imanente e impessoal, o teísmo sempre acreditou num Deus que é transcendente e imanente, entretanto, o deísmo retirou deus do mundo, e deu ênfase à Sua transcendência, em detrimento da Sua imanência. b. Um Deus finito e pessoal. O teísmo sempre considerou Deus como um Ser pessoal, absoluto, de perfeições infinitas. Bradley considerava o deus da religião cristã como uma parte do Absoluto, e James defendia um conceito de Deus que estava mais em harmonia com a experiência humana de que com a idéia de um Deus infinito. Para eles, as condições do mundo tornam impossível crer num Deus bondoso, infinito em conhecimento e poder. c. Deus como personificação de uma simples idéia abstrata. Repete-se com freqüência a afirmação de que, se Deus criou o homem à Sua imagem, o homem agora está devolvendo o cumprimento criando a Deus à imagem do homem. A maioria dos que rejeitam o conceito teísta de Deus ainda professa fé em Deus, mas este é um Deus de sua própria imaginação... “Deus é o espírito imanente da comunidade” (Royce). Deus “é aquela qualidade da sociedade humana em desenvolvimento” (E. S. Ames). Mal é precisa dizer que o Deus assim definido não é um Deus pessoal e não responde às necessidades mais profundas do coração humano.

Entretanto, apesar do paradoxo entre as pressuposições da existência de Deus na Bíblia e as formas de sua negação. Há provas racionais da existência do Criador, conforme os argumentos ontológico, cosmológico, teleológico, moral e histórico e/ou etnológico:

1. O argumento ontológico. Este argumento foi apresentado em várias formas por Anselmo, Descartes, Samuel Clark, e outros. Foi apresentado em sua mais perfeita forma por Anselmo. Este argumenta que o homem tem a idéia de um ser absolutamente perfeito; que a existência é atributo de perfeição; e que, portanto, um ser absolutamente perfeito tem que existir.

2. O argumento cosmológico. Este argumento tem aparecido em diversas formas. Em geral se apresenta como segue: Cada coisa existente no mundo tem que ter uma causa adequada; sendo assim, o universo também tem que ter uma causa adequada, isto é, uma causa indefinidamente grande. O universo material aparece como sistema interativo e, portanto, como uma unidade que consiste de várias partes. Daí, deve haver um Agente Integrante que veicule a interação das várias partes ou constitua a base dinâmica da existência delas.

3. O argumento teleológico. Este argumento também é causal e, na verdade, é apenas uma extensão do imediatamente anterior. Pode ser exposto da seguinte forma: Em toda parte o mundo revela inteligência, ordem, harmonia e propósito, e assim implica a existência de um ser inteligente e com propósito, apropriado para a produção de um mundo como este. “A prova teológica”. Diz Wright. “indica apenas a provável existência de uma mente que, ao menos em considerável medida, controla o processo do mundo, suficiente para explicar a quantidade de teleologia que nele transparece”.

4. O argumento moral. Como os outros argumentos, este também assumiu diferentes formas. Kant tomou seu ponto de partida no imperativo categórico, e deste deferiu a existência de alguém que, como legislador e juiz, tem absoluto direito de dominar o homem. Em sua opinião, este argumento é muito superior a qualquer dos outros. É o argumento em que se apóia principalmente, em sua tentativa de provar a existência de Deus. Esta pode ser uma das razões pelas quais este argumento é mais geralmente reconhecido do que qualquer outro, embora nem sempre com a mesma formulação. Alguns argumentam baseados na desigualdade muitas vezes observada entre a conduta moral dos homens e a prosperidade que eles gozam na vida presente, e acham que isso requer um ajustamento no futuro que, por sua vez, exige um árbitro justo. A teologia moderna também o usa amplamente, em especial na forma de que o reconhecimento que o homem tem do Sumo Bem e a sua busca de uma ideal moral exigem e necessitam a existência de um ser santo e justo, não torna obrigatória a crença em um Deus, em um Criador ou em um Ser de infinitas perfeições.

5. O argumento histórico ou etnológico. Em geral este argumento toma a seguinte forma: Entre todos os povos e tribos da terra há um sentimento religioso que se revela em cultos exteriores. Visto que o fenômeno é universal, deve pertencer à própria natureza do homem. E se a natureza do homem naturalmente leva ao culto religioso, isto só pode achar sua explicação num ser superior que constituiu o homem um ser religioso.

57 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

naked megan fox, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox wonderwoman[/url] megan fox bashing michael bay
kim kardashian full video online, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian clips and videos[/url] kim kardashian jasmine
dress up taylor swift game, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]love song lyrics by taylor swift[/url] taylor swifts birthday
hanna montana plastic canvas, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]all hannah montana lyrics[/url] depp sound technician hannah montana
hermione and harry potter fanfics pumpkin pie, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]download harry potter ebook pdf[/url] harry potter character
i want to work on a cruise ship tell me more, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]vacaations to go last minute cruises[/url] cruise to greece and egypt
justin bieber biograpy, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber performs lose yourself[/url] justin biber one time
britney spears crotch shot, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]anti britney spears games[/url] chocho de britney spears
megan fox giving a blow job, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox outtakes[/url] kelly ripa and megan fox

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casinos [/url]brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] free no deposit bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anônimo disse...

lmanjdu [url=http://schnullerschule.de/node/3824]retete pt slabit[/url] dzbbmyvv[url=http://www.puertoricotkd.com/tkdpress/groups/nourishment-for-dialysis-medical-client/]diete de slabit rapid[/url] h
daxbssl [url=http://www.zweitsprachjahr-unannoinl2.it/blog/groups/those-actions-foods-can-a-good-solid-ketogenic-diet-menu-possess/]diete pt slabit[/url] n hgmbzai[url=http://www.ggconventions.com/node/7180]cure de slabire sanatoase[/url] p
ilmzllo [url=http://www.shumma.com.mx/?q=node/89151/]diete de slabit[/url] t tjdxwte[url=http://cei.inf.ufpr.br/FormaturaBCC/RobertaYod]adidasi pt slabit[/url] z
lurpxzk [url=http://international-nutraceutical.com/node/8522]retete de slabit rapid [/url] x nmgresy[url=http://24spravy.sk/article.php?id=35055]diete de slabit rapide[/url] m
bmnehqq [url=http://finalwebmarketing.com/groups/what-foods-can-a-ketogenic-diet-menu-possess/]retete de slabit rapid [/url] l nqxcfcj[url=http://www.cajadinamica.info/?q=node/24520/]cure slabit[/url] i
aekzebr [url=http://amc.jbcourse.com/user/view.php?id=2839&course=1]supa de varza pt slabit[/url] q dnpxhdm[url=http://jackketch.com/groups/not-carb-diet-eating-list/]diete rapide de slabit[/url] t
aoaxyee [url=http://www.click2article.com/12695/appetizing-mediterranean-diet-directions-for-breakfast/]diete de slabit[/url] g wxuoifd[url=http://www.ark-lab.co.uk/weigt-loss/03/12/2012/find-out-more-about-kinovelax-strategy-plan]regim de slabit rapid[/url] f
qeldgas [url=http://testdev.cigars.co.uk/printable/node/3976]retete pentru slabit[/url] o gnbabgx[url=http://evolationphoto.com/what-foods-can-a-ketogenic-diet-menu-possess/]diete de slabit sanatoase[/url] w
dkselqi [url=http://173.203.100.131/node/17194/]dieta de slabit[/url] q jvrarld[url=http://sanmacario.altervista.org/node/4117]cura rapida de slabire[/url] k

Anônimo disse...

xzswuamfm eotwkkyhf qefbyovjc [url=http://www.the-north-face-jackets-sale.com]north face jacekts[/url] ixrwjefva nzwvjvmnb kpnoblekc [url=http://www.the-north-face-jackets-sale.com]the northface[/url] auapinhty wmlfeuyhn qxfhnaake [url=http://www.the-north-face-jackets-sale.com]cheap north face jackets[/url] pwinnwazy dnvqpkfce vzxyyosqc
Related articles:
http://auction.fastmarksman.ru/forum/g1200041/loginza.ru/api/widget?token_url=http%3A%2F%2Fmeshok.ru%2For.php%3Ftarget%3Dhttp%253A%252F%252Fauction.fastmarksman.ru%252Fforum2.php%253Floginza_a%253D1%2526ref%253D0%2526what%253Dpost%2526subject%253Dnonasthmatic%25250D%25250Aquests%25250D%25250Acantons%25250D%25250Aattack%25250D%25250Aparterred%25250D%25250A%2526body%253Densrtxqlo%252Bbqmjyvhfi%252Bgynymdmel%252Bnorth%252Bface%252Bjacekts%252Bpjbvuqfns%252Bbymsipzyb%252Bbspdruwzj%252Bnorth%252Bjacket%252Bnozxfrbpk%252Bnecavwxjy%252Bbhbwsfvsv%252Bcheap%252Bnorth%252Bface%252Bjackets%252Bkmruiexdr%252Bwhndlpqbe%252Bevxwoujxw%252B%25250D%25250ARelated%252Barticles%25253A%252B%25250D%25250Ahttp%25253A%25252F%25252Fwww.motorolafans.com%25252Fforums%25252Fa1200-general-chat%25252Fforums%25252Fforums%25252Fnewreply.php%25253Fdo%25253Dnewreply%252526p%25253D420868%25250D%25250Ahttp%25253A%25252F%25252Frncglobal.com%25252F2010%25252F12%25252Fbest-wishes-for-the-season-2%25252Fcomment-page-1%25252Fhttp%25253A%2525252f%2525252fwww.th
http://my.guestbook.com.tw/posting.php?mode=reply&t=33791&mforum=kill
http://www.techslip.net/2008/11/12/building-a-computer-step-4-install-processor/http:%2f%2fwww.the-north-face-jackets-sale.com

Anônimo disse...

The apperance lasted only for a few minutes, but he could have changed his life with this persistently: Dressed in tight Nappa including a feathery-sleeve, which the Designer-Twins Dean and Dan Catan tailored on the model-like slim body, Bill Kaulitz, 20, opened the Dsquared-Show. http://www.wellnorthface.com Persons about you got generally known with the fetish which you had for handbags but when they see the best of brands in your arms they surprise whether you have won a lottery. uggs My collection for Shared Talent made an almost zero wastage workshop a reality. ghd hair straightener I not saying to stop illustrating. north face jackets on sale It seems oddly appropriate that I spent yesterday in a suburban mondoplex, eyes glued to X-Men: First Class like any respectable summer moviegoer.

Anônimo disse...

Day, Valentine Day, Presidents Day, St. ugg canada Get creative with colourful lampshades hanging from trees and decorated garden parasols to ensure your homemade festival is as funky as the real thing.. north face uk Most cheaper Straighteners offer this technologies, but study the label to make sure, you do not want to purchase an inferior product. ugg boots sale Furthermore, different shows call for different types of male bodies, so there is a very difficult look to specifically pin down.. http://www.morenorthface.com in California wouldn hire an ex-Stanford football player? You think I leaving California to come back to New Jersey? I might be drawn to the lure of the major college game, other bright football prefer to take a less risky route.

Anônimo disse...

Each single lady enjoys to add design, shade, and flare to her outfit by incorporating modern components. north face outlet The effect of seeing the painting within the context of a body of work that is constantly pushing and ignoring boundaries, is that it is a comparatively rigid, lifeless, and conventional form of expression. ghd Only Lily Aldridge could boast star-spangled wings that shot out silver sparkles.. http://www.softuggboots.com As women we tend to crave relationships and, will run to another relationship before we have truly healed from the last one. uggs canada This man, is in my opinion, one of the greatest stories of faith, hope, strength and courage.

Anônimo disse...

XtxQch http://kuroebaggu.com/ XfpPzd [url=http://kuroebaggu.com/]クロエ アクセサリー[/url] NirIud http://saiyasunerubutan.com/ SbhCvi [url=http://saiyasunerubutan.com/]ルブタン セール[/url] HbqNbx http://mcmhannbai.com/ LhvHpf [url=http://mcmhannbai.com/]MCM 長財布[/url] JoyAyq http://vuittonkakaku.com/ DkmFkj [url=http://vuittonkakaku.com/]ヴィトン キーケース[/url] LfgNhb http://chloenihon.com/ GozYvd [url=http://chloenihon.com/]クロエ 店舗[/url] TijSfe http://louboutindendou.com/ AjqGgy [url=http://louboutindendou.com/]クリスチャンルブタン メンズ[/url] FbrOij http://guccisenmon.com/ GtdNun [url=http://guccisenmon.com/]グッチ マフラー[/url] XvmZto http://tuminihoo.com/ VchClc [url=http://tuminihoo.com/]TUMI 26108[/url]

Anônimo disse...

We [url=http://www.onlineroulette.gd]roulette online[/url] obtain a large library of unqualifiedly free casino games for you to play opportunely here in your browser. Whether you pine for to training a provender encounter master plan or even-handed sample manifest a some late slots first playing for genuine in clover, we be undergoing you covered. These are the exacting same games that you can play at true online casinos and you can part of them all for free.

Anônimo disse...

We [url=http://www.casinobonus.gd]free casino games[/url] obtain a corpulent library of utterly unconditional casino games as a replacement for you to sport opportunely here in your browser. Whether you want to practice a provisions game strategy or just try exposed a few new slots first playing in the direction of real in clover, we procure you covered. These are the exact same games that you can play at veritable online casinos and you can join in them all representing free.

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol online overnight cod - tramadol online pharmacy no prescription needed

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg good - buy tramadol with visa

Anônimo disse...

tramadol 50mg tramadol 50 mg to get high - tramadol hcl mode of action

Anônimo disse...

tramadol 50 mg tramadol addiction blog - tramadol for dogs incontinence

Anônimo disse...

buy tramadol online buy cheap tramadol online - help for tramadol addiction

Anônimo disse...

tramadol no prescription tramadol apap - tramadol 50 mg vs norco 10

Anônimo disse...

xanax online xanax generic pictures of pills - drug interactions paxil xanax

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol withdrawal protocol - tramadol hcl ld50

Anônimo disse...

xanax depression xanax pills appearance - xanax wiki drug

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol overdose coma - ultram side effects in women

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol nsaid - can tramadol for dogs be crushed

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol c.o.d saturday delivery - buy tramadol england

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol apap 37.5 dosage - 37.5 mg tramadol high

Anônimo disse...

buy tramadol online no prescription legal order tramadol online - tramadol 50 mg back pain

Anônimo disse...

where to buy xanax online xanax effects muscles - small white generic xanax

Anônimo disse...

generic xanax what does 1mg generic xanax look like - xanax pill report

Anônimo disse...

buy tramadol online cheap-tramadols - tramadol vs hydrocodone high

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol dosage supplied - tramadol for dogs pain

Anônimo disse...

buy cialis online buy cialis sydney - order cialis over internet

Anônimo disse...

cialis online pharmacy cialis online no prescription - cialis online doctor

Anônimo disse...

order tramadol cheap tramadol buy - tramadol hcl liquid

Anônimo disse...

buy cialis online cheap cialis au - cialis daily experiences

Anônimo disse...

cialis sale cialis 40 mg - buy cialis online

Anônimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#30807 tramadol withdrawal+muscle aches - order tramadol online next day

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#51602 tramadol withdrawal signs - tramadol for dogs is it the same for humans

Anônimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#59473 tramadol high good - tramadol generic cost

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol online overnight fedex - tramadol for dogs onset of action

Anônimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#96430 tapering off ultram tramadol - seizure after overdose tramadol

Anônimo disse...

http://blog.dawn.com/dblog/buy/#41639 tramadol for dogs interactions - troy hill pharmacy online tramadol

Anônimo disse...

But before obtaining home refinance, you need to weigh yourself as well as your
savings because you are going to need to pay from the outstanding debt to get started on a fresh loan correctly payday loans small online application process:
at gateway computers with financing, we now have arranged cash through suitable online application
procedure for your convenience.

Anônimo disse...

tramadol generic tramadol dosage recreational use - buy tramadol er

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol tramadol dosage people - tramadol 50 mg is equivalent

Anônimo disse...

tramadol online best place order tramadol - buy tramadol online reviews

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol buy tramadol online usa - tramadol dosage 25mg

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol for dogs withdrawal - tramadol online canadian pharmacy

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#51438 buy tramadol online next day delivery - rimadyl vs tramadol for dogs

Anônimo disse...

buy tramadol online reviews tramadol ingredients codeine - tramadol hcl dosage for adults

Anônimo disse...

buy tramadol online without a prescription tramadol for dogs interactions - how to buy tramadol legally

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#74967 tramadol overnight - generic tramadol no prescription overnight

Anônimo disse...

http://reidmoody.com/#65473 ativan overdose mg amount - ativan withdrawal syndrome

Anônimo disse...

http://staam.org/#90723 tramadol 50 mg snorting - buy tramadol 100mg online

Anônimo disse...

|
|

Anônimo disse...

xanax medication xanax bars 56 65 - xanax high symptoms

Anônimo disse...

http://bayshorechryslerjeep.com/#2902 makers generic xanax - xanax overdose symptoms treatment

Anônimo disse...

buy tramadol overnight delivery buy tramadol hcl - buy tramadol overnight cod

Anônimo disse...

Buy Tramadol Online buy tramadol online cheap - buy tramadolcod fedex

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...