quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palavra, palavras...


Ainda quando pequenos, aprendemos brincando que as palavras têm poder para mudar a realidade. Frases lúdicas e mágicas como “pirlimpliplim”, “abracadabra” e “abre-te, sésamo” intuem-nos a entender que fazendo o uso delas podemos mudar nosso mundo, para melhor ou para pior. E é isso que somos e o que é o mundo, somos palavras, o mundo é formado de palavras. As palavras nos constroem e nós construímos o mundo com palavras, ou destruímos ambos. A Bíblia diz que a “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18:21). Há palavras que assassinam e há palavras que geram vida, procriam. Logo, podemos gerar um mundo violento ou mundo de paz, com a palavra! Isto porque a palavra tem poder de formar, reformar e transformar. Não somos constituídos de carne e ossos, somos constituídos de palavra, a palavra é o combustível, ela que nos alimenta. Porém, infelizmente, como é problemática a atração que temos pela palavra má. Ela contamina, passa de pai para filho, de amigo para amigo e, quando menos esperamos, está doente o nosso mundo. Pessoas que produzem palavras más têm também nomes feios e maus: fofoqueiro, mexeriqueiro, maledicente. E poucos se inclinam à palavra boa, à palavra poética, à Palavra de Deus. São palavras para a alma, é Palavra para o espírito. Como diz o livro de Provérbios “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24). Podemos curar pessoas com a palavra. Há quem diga que para a palavra escrita sempre há correção, mas a palavra falada não se corrige, tal o seu efeito e seu alcance, da palavra falada apenas sorrimos, choramos ou perdoamos. Quantas vezes somos julgados ou julgamos por palavras que criamos que não correspondem àquilo que dissemos do próximo? Quantas pessoas foram prejudicadas por palavras passadas, repassadas e malpassadas... A palavra é como um fruto, se é bom, a árvore é boa, se é mau... Jesus disse que o que sai do coração do homem, a palavra, é o que contamina o homem, disse ainda que a boca fala daquilo que o coração está cheio, transbordante. Que tipo de palavras temos produzido, como temos substantivado o mundo, adjetivado pessoas e adverbiado as ações de nossos verbos? Eu sou palavra, tu és palavra, o mundo é palavra, Jesus é a Palavra. A teologia nos ensina que pecamos sempre por pensamentos, palavras ou ações. Os pensamentos se vão, as ações são um instante, restam as palavras. Por elas viveremos e por elas seremos julgados. Use palavras boas: abençoe, elogie, satisfaça. Há poder em suas palavras.

3 comentários:

rafaely disse...

..E que palavras! Ótima leitura e reflexão do que estamos espalhando pelo mundo e das consequências que poderemos ter. Abs

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

"O que eu fiz (ou faço), palavra que nenhum bicho, só um homem era (ou é) capaz de fazer" Saint-Exupèry
Muito boa tua locução.
abç

Rúbida Rosa disse...

A linguagem (palavra)teria para o homem a mesma função que tem uma ponte a ligar dois pontos separados por um abismo. Haveria uma falha constitutiva a separar o homem do mundo e a ela a linguagem seria responsável por tentar superar.
Gostei do seu post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...