terça-feira, 21 de junho de 2011

"A Teoria de Tudo"




O homem sempre quis entender o Universo, buscou a Deus, desenvolveu as ciências, a Física, que descobriu o átomo e também as quatro forças fundamentais que compõem o Universo. Estas descobertas quando estudadas em conjunto geram um verdadeiro caos. Nem mesmo os maiores cientistas conseguiram desvendar o mistério. Albert Einstein, a mais prodigiosa mente da história e cientista, observou seu sonho de unificação das forças esmiuçado por esse problema, nem mesmo conseguiu unificar a gravidade com as outras forças. A situação permaneceria a mesma por muitos anos e a Física estagnaria. Entretanto, as pesquisas não pararam e travou-se a luta entre a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade, foram inúmeras as tentativas de unificação e todas foram em vão. Nem tudo estava perdido, residia sempre a esperança em uma teoria revolucionária, a Teoria das Cordas, nova e de difícil comprovação, mas com idéias e fórmulas simples, elegantes e encantadoras, que muitos hoje chamam de A Teoria de Tudo.

Se estudarmos a menor parte existente da matéria, muito menor que o átomo, muito menor que as partículas que o formam, muito menor que os quarks e elétrons, a Teoria das Cordas dirá que encontraremos o constituinte de toda matéria, pequenas cordas de energia que vibram de maneiras diferentes, formando as diferentes matérias do Universo; são tão pequenas que mesmo se aumentássemos um átomo ao tamanho do Sistema Solar, uma corda não seria maior que uma árvore. Assim como vibram as cordas de um violoncelo para produzir diferentes notas musicais, também vibram as cordas de energia para formarem diferentes objetos e forças. A Teoria das Cordas também nos leva a outra conclusão, ela diz que se tomarmos uma parte minúscula do espaço, descobriremos inúmeras dimensões ocultas que nossa percepção não consegue observar. Estas dimensões fazem as cordas vibrarem, cada uma ao seu próprio modo. As dimensões controladoras das propriedades da matéria e da energia controlam também como as forças elementares agem.

A Teoria das Cordas consegue harmonizar essas diferentes forças. Antigamente, a teoria ramificava-se e existia em cinco versões, cada uma com suas idéias e fórmulas próprias. Todavia, Edward Witton mostrou a solução unificadora da teoria que passou a chamar-se Teoria-M (multiverso), quando as teorias do tempo-espaço caótico da mecânica quântica e do tempo-espaço totalmente regular da relatividade geral pareciam antes irreconciliáveis. A Teoria das Cordas conquistou esse grande feito. Com a vibração das cordas, a teoria “acalmou” a loucura quântica para transformá-la em um padrão suave que deixou o tecido do tempo-espaço compatível tanto com a physis micro quanto com a physis macroscópica. Além disso, a Teoria-M revelou um Universo ainda mais estranho: onze dimensões com branas (membranas), universos paralelos, sparticles, e com a suposta partícula mensageira da força da gravidade: “O Graviton”. Sua existência ainda não pôde ser comprovada, mas muitos acreditam que é possível com os aceleradores de partículas, o que significaria uma prova concreta de que a Teoria das Cordas está a caminho de se tornar “A Teoria de Tudo.” Até lá, a teoria não pode ser desmentida ou comprovada de modo prático. Com isso, ela estará segura, pelo menos, até aos próximos avanços. Até lá, já temos fundamento para a convicção de que universos paralelos são possíveis e que partículas ocupam o mesmo lugar no espaço.

2 comentários:

Rúbida Rosa disse...

Addson,
Essa postagem me fez lembrar de um poeminha de Quintana, chamado RITMO:

Na porta
A varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

até que enfim
se desenrola
toda a corda
e o mundo gira imóvel como um pião!

Penso que de maneira simples, o velho poeta também "via" "A teoria de tudo"

Abraços Literários

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

Uau!!!
Pela primeira vez vejo alguém que conheço se interessar por esse assunto tão fascinante. A Teoria do Tudo é também chamada de Teoria Final, a pedra filosofal da Física
no século XXI. Segundo Marcelo Gleiser, a Teoria do Tudo é a grande aposta dos Unificadores, que pensam na existência de um grande plano para a existência. Essa teoria tem sua antípoda: o Universo Acidental.
Há um objetivo maior para os físico presentes e futuros, que descobrir/comprovar a existência da matéria/energia escura que predomina no universo.
Abç

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...