segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mais uma do Portal do Ideb


2 comentários:

Ricardo disse...

Sabe qual foi o último final de semana que eu não trabalhei? Nem eu, sinceramente não lembro. Sabe qual foi o último dia que trabalhei menos que 8 horas por dia? Nem eu, sinceramente também não sei.

Sabe quanto tempo esse “grotesco” erro ficou no ar? 5 minutos.
Por que ele passou? Bem, se eu não me engano eu estava em uma maratona de muitas horas seguidas para que quando a grande mídia anunciasse “Ideb”, o cidadão pudesse digitar isso no Google e obter mais que um simples conjunto de dados “3.4, 3.5, 3.6…”. A ideia é ele obter informações e ter as ferramentas para transformar isso em conhecimento e quem sabe um dia, tomar suas decisões de forma inteligente e contribuir para melhorar a educação de nosso pais.

Uma pena que algumas pessoas não conseguem capturar e entender a essência do ato, a importância. Focaram em um ponto completamente vago. Muito fácil quando não são seus filhos que estão em uma das 24.379 escolas que não atingiram suas metas, ou quem sabe em uma das 24.250 em que o valor do ideb caiu, ou quem sabe em uma das 15.586 em estado de "alerta", ou quem sabe... (acho que deu para entender)

Ei, não pense que não gosto de piadas. Adoro as “comédias de pé”. Porém adoro também quando as pessoas trabalham juntas para construir alguma coisa útil para o mundo. Um simples e-mail nos avisando do erro e você poderia contar para as pessoas que você contribui com a melhoria da educação brasileira. Já pensou que legal?

Mas calma lá! Ainda há uma chance. Passamos os últimos dias trabalhando ainda mais que o normal para colocar um novo Portal no ar, um que tenha mais que números, um que caminha na formação do cidadão, tentando mostrar os números e ao mesmo tempo explicar os conceitos, um mais fácil de usar. Ele tem uma área de ajuda e troca de ideias e provavelmente um ou outro erro "grotesco", algumas vírgulas a mais e quem sabe algum problema de concordância devem ter se perdido no meio de tantas informações escritas. E aqui está sua chance. É extremamente simples você nos enviar sugestões de melhorias ou quem sabe novos textos completos.

O que acha? Quem sabe seu blog fica sem novos posts por alguns dias e o Portal Ideb ganha textos revisados por um jornalista?

Minha única dúvida é de quanto a sociedade perderá se você ficar um dia sem postar. Quanto?

E não, não somos uma empresa de desenvolvimento web.

Ricardo Fritsche

Addson Costa disse...

Caro Ricardo,

Não espero que meu blog receba muitos comentários. Somente vi seu comentário agora. Avisei sim ao site, o erro não demorou somente 5 minutos. Aliás, o erro anterior dizia "Me aviso", menos ruim do que "conheçer"; depois desse último o site não mostrava opções de reclamação. Se muitos acham que verificar o IDEB de uma região do país ou instituição de ensino seja a obtenção de um simples conjunto de dados, eu não acho. Passeei no sistema, vi o índice das escolas em que estudei, dos municípios que morei, das que minha esposa ensinou. Mas entenda, a missão do portal é verificar índices educacionais e o portal estava antagonicamente o contrário. em lugar de excelência, que o que se busca, mediocridade. Definitivamente, a culpa não é sua, essa responsabilidade é institucional. O Portal de IDEB não está prestando nenhuma caridade, nenhum favor; resumindo, deve mostrar a efetividade da aplicação do dinheiro público, meu imposto, o seu e de todos os brasileiros. E se houve perda de sono, trabalho incessante e, ainda mais, todo um projeto nacional em cima de um só indivíduo, só concluo que o trabalho não foi feito com excelência. Esta responsabilidade não é sua, friso, é do MEC. Eu continuaria uma sessão de posto sobre o IDEB, mas coincidentemente faltou-me tempo, como me falta para atualizar o blog com constância. Eu ia questionar, por exemplo, por que os melhores índices do IDEB são de SC e a empresa que geria o portal também é catarinense. Além de outras situações percebidas, resolvi calar. Impessoal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...