sexta-feira, 20 de junho de 2014

Os 10 versículos mais populares da Bíblia

Estudo recente conduzido pela Bible Gateway, organização exclusivamente voltada para assuntos relacionados com a Bíblia, indicou, com base em 8 milhões de acessos feitos ao seu site, quais são são os dez versículos bíblicos mais populares: 

1º João capítulo 3, versículo 16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

2º Jeremias capítulo 29, versículo 11
Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

3º Romanos capítulo 8, versículo 28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 

4º Filipenses capítulo 4, versículo 13
Tudo posso Naquele que me fortalece.

5º Gênesis capítulo 1, versículo 1
No princípio criou Deus os céus e a terra. 

6º Provérbios capítulo 3, versículo 6
Reconhece o SENHOR nos teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas.

7º Provérbios capítulo 3, versículo 5
Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

8º Romanos capítulo 12, versículo 2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

9º Filipenses capítulo 4, versículo 6
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças.

10º Mateus capítulo 28, versículo 19 
Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O estudo ainda mostrou que esses versículos formam como que um panorama do trabalho de Deus neste mundo: Ele criou tudo (5º colocado) e provou seu amor por nós ao mandar Jesus para morrer em nosso lugar (1º). Portanto, Ele só quer o nosso bem (3º). Ele tem um plano para nossas vidas (2º), nos dá a força necessária para enfrentarmos as lutas diárias (4º) e nos chama para confiar Nele (7º e 6º), para que possamos acalmar nossas ansiedades (9º). Pede ainda que mudemos as nossas vidas, não fazendo como faz a sociedade em geral (8º). Finalmente, pede que divulguemos as Boas Novas que Jesus trouxe para todos (10º). 

É interessante ainda observar que não há nenhuma referencia ao pecado nos primeiros colocados da lista - o primeiro versículo a tratar desse assunto está em 19º lugar (1 João capítulo 1, versículo 9). E há uma contradição aí, pois o papel de Jesus é reconhecido no 1º lugar, mas a razão para ter sido necessário o seu sacrifício na cruz – o pecado do ser humano – não é algo com que as pessoas se preocupem tanto assim. 

Outro aspecto a comentar, é a necessidade que as pessoas têm de se certificar das promessas de Deus - seis dentre os dez versículos mais populares (2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 9º), têm essa característica.

Finalmente, não foi surpresa para ninguém que o versículo mais procurado seja João 3:16. Mas, o segundo colocado, Jeremias 29:11, pode ser considerado uma surpresa, pois todos esperavam que esse lugar fosse ocupado por Romanos 8:28, que ficou no terceiro lugar. Outras surpresas foram os versículos de Provérbios entre os dez primeiros, no 6º e 7º lugares. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...