sábado, 14 de maio de 2016

Sony lança filme de temática bíblica



Por Leon Neto

Enquanto as bilheterias do Brasil ainda repercutem a pré-venda recordista de “Os Dez Mandamentos”, aqui nos EUA, sem muito alarde, outro filme de temática bíblica prepara seu lançamento. Trata-se de “Risen”(parece que vai ter o titulo “Ressureição” no Brasil), a ser lançado pela Sony Pictures.

O filme é uma produção da Affirm Films, responsável por “Coragem de Viver”, “Corajosos” e “Quarto de Guerra”, todos filmes de forte conteúdo Cristão. O que muda dessa vez, é que “Risen” dá um salto de qualidade cinematográfica e tenta atingir o público secular, com uma ficção bíblica, com toques de filme noir. 

O filme conta com um elenco que, se não é de primeira linha, ao menos traz nomes bastante conhecidos, como Joseph Fiennes (“Shakespeare Apaixonado”), Cliff Curtis (“Dia de Treinamento”), Peter Firth (“Pearl Harbor”) e Tom Felton (“Harry Potter”). Além disso, é dirigido por Kevin Reynolds, que entre outros filmes, dirigiu também “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”, “Red Dawn” e “Waterworld”. 

Joseph Fiennes, faz o papel de um soldado romano que é designado para investigar o desaparecimento do corpo de Jesus, logo após a crucificação. Segundo Fiennes, “Risen é um incrivel conto ‘noir’. Esse é o aspecto que mais me chamou a atenção. Existem alguns toques de ‘Chinatown ‘ no personagem”. Talvez o ator esteja exagerando um pouco ao evocar o clássico filme “Chinatown” de Roman Polanski, mas pelo trailer, dá pra notar que é de fato uma produção bem acima dos filmes anteriores da Affirm. 

O que me deixou um pouco confuso, é que pouco se tem falado sobre esse filme, aqui nos EUA; mesmo no meio Cristão, pouca gente está sabendo do lançamento. E olha que a Liberty University está sempre na vanguarda de produções Cristãs; mas dessa vez quase ninguém havia sequer ouvido falar em “Risen”. 

Existem rumores de que a indústria de Hollywood está querendo, propositadamente, empurrar o filme pra “debaixo do tapete” e não fazer nenhum alarde sobre a produção. Há quem diga que a própria Sony Pictures comprou os direitos do filme com o firme propósito de nunca lançá-lo no mercado. E de fato, “Risen”, entre pré-produção, filmagens e lançamento, já conta com quase dez anos de processo. 

Não há como saber se esses rumores tem alguma base, mas de toda forma estou ansiosíssimo para assistir a esse filme. Como disse antes, o trailer é bastante animador. Parece que dessa vez temos uma boa chance de ter um filme de conteúdo Cristão, mas com atuações profissionais e produção de primeira. 

Joseph Fiennes parece bem satisfeito com o resultado final: “O filme é cinema em seu mais puro estado. Eu sou um admirador de boas estórias. E a Bíblia é a mais extraordinária fonte de narrativas, com as mais belas estórias jamais contadas”. 

Só nos resta aguardar e conferir.

Um abraço,

Leon Neto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...