do Blog Bar do Ferreirinha
Alto da Serra de São Bernardo, com Caicó ao fundo: nevou no sertão!
Um fenômeno natural muito raro ocorreu em Caicó nos últimos dias, ocasionado pelas mudanças climáticas globais.
O que parecia improvável, aconteceu entre os dias 12 e 16 de julho, na face invisível da Serra de São Bernardo, para quem observa de Caicó.
O frio intenso provocou uma pequena nevasca, embranquecendo as cinzentas encostas da formação rochosa milenar, também conhecida como Serra de Samanaú.
O fenômeno havia ocorrido pela última vez no longínquo ano de 1927, fato narrado apenas de forma oral por remanescentes da época, avós dos caicoenses que hoje estão na faixa dos 50 anos de idade.
A nevasca atraiu algumas pessoas ao lado oposto da Serra de São Bernardo, pra ver a neve, algumas pela primeira vez na vida.
O frio de julho está com os dias contados e a neve, evidentemente, já está derretendo: muitas pessoas ainda estão se organizando pra ver in loco a paisagem branca e gelada do Seridó.
Alguns privilegiados foram ao local e esquiaram em equipamento improvisado feito pelos moradores das redondezas.
É o caso da caicoense Maria das Graças Medeiros, que mora no Distrito Federal.
Ela é Peregrina de Sant'Ana, está na cidade desfrutando as delícias da Festa da Padroeira e viu o fenômeno climático raro.
Especialistas consultados pelo Bar de Ferreirinha informaram que a neve deverá derreter totalmente até o fim desta semana, coincidindo com o encerramento da Festa de Sant'Ana.
Religiosos mais ortodoxos enxergam a nevasca como um aviso divino da proximidade do fim do mundo, castigo do Criador ao homem pelas mazelas que ele produz diariamente.
Será?