sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alternativas Éticas: Cristãs?


Norman Geisler


O estudo da ética cristã no Brasil difundiu-se basicamente sob a abordagem de Norman Geisler em seu título Ética Cristã: alternativas éticas e questões contemporâneas.

A exposição teórica introduz-se com a narração do impasse entre o governo norte-coreanos e o comandante Lloyd Bucher que é obrigado a mentir para que sua tripulação fosse salva. Utilizando este evento como um laboratório de ética cristã, sugere-se seis alternativas éticas.

A primeira alternativa exposta é o antinominismo que assevera: não há normas. A segunda exposição é a do generalismo, para o qual não há normas universais, ou seja, há normas gerais utilitárias que normalmente não deveriam ser quebradas. A terceira exposição trata do situacionismo que reclama: há uma norma universal, o amor. Em oposição ao situacionismo está a quarta explicação: o absolutismo não-conflitante ao dizer que há muitas normas universais não-conflitantes. Aliada a esta, a quinta alternativa ética: absolutismo ideal que diz, há muitas normas universais conflitantes. E, finalmente, o hierarquismo, posição defendida e assumida pelo autor, prescreve: Há normas universais hierarquicamente ordenadas.

Segundo a exposição de Geisler, o problema do comandante Bucher pode ter os seguintes desfechos: conforme o antinominismo, o comandante pôde mentir porque mentir não é certo nem errado, pois que não há normas; conforme o generalismo, ele pôde porque mentir é geralmente errado, mas deve-se ter em vista um bem maior, útil; é um fim útil salvar pessoas; de acordo com o situacionismo, ele pôde porque mentir às vezes é certo quando o amor direciona a resolução do conflito. Porém, no absolutismo não conflitante, ele jamais poderia ter mentido porque mentir é errado e as normas não são conflitantes. Também no absolutismo ideal, o comandante jamais poderia ter mentido, porque mentir nunca é certo, entretanto há sim muitas normas conflitantes.
Finalmente, conforme o hierarquismo de Geisler, o capitão da embarcação podia mentir porque mentir às vezes é certo quando há normas mais altas a seguir. Ele justifica a escolha da última alternativa, que a norma de salvar vidas é tem mais valor do que não mentir. Isto torna a ética cristã de Geisler complicada, porque abre precedentes inimagináveis de aplicação da Palavra de Deus.

No sentido prático, o hierarquismo não se diferencia de outras alternativas éticas seculares, somente dos absolutismos tão criticados e combatidos pelo autor. Sua grande questão é resolver o conflito interno e tem um foco essencialmente antropológico.

Em oposição a Geisler está Reifler em sua ética dos dez mandamentos, pois além de afirmar que a ética cristã é absolutista, defende que somente há três alternativas éticas: o antinominismo, o legalismo e o teonomismo. Este último tem o foco no Criador e é a alternativa mais condizente com os princípios cristãos arraigados nas Escrituras Sagradas.


Hans Ulrich Reifler


P.S.: É válido ressaltar que Geisler tem publicado mais de 70 livros e artigos amplamente reconhecidos pela sua erudição de valor teológico, filosófico e apologético. A despeito do que poderíamos chamar de seu deslize no hierarquismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...