quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Era Paschoal Piragine



Cause “estragos” ou não, o pronunciamento do Pr. Pascoal Piragine veio para marcar uma nova era na história da igreja brasileira. Há pontos a observar: 1) A igreja cristã não é mais alienada como sempre a esquerda pregou; 2) É possível causar um movimento impactante sem as firulas de reuniões intermináveis e pactos de compromissos; 3) A cisão resplandecente entre o que é a igreja evangélica ortodoxa e a igreja neo-pentecostal conforme a visão da Igreja Universal do Reino de Deus. 

É salutar sim, nos envolvermos opinando politicamente, só não devemos esquecer que mesmo na esfera da igreja local não podemos transformá-la em curral eleitoral. Que o opinar seja sempre naquilo que atente contra a ética cristã de forma institucionalizada, como a aprovação do aborto, a sacralização do homossexualismo, a educação voltada para a “descriminalização” de gêneros, a liberação de drogas e a tentativa de amordaçar a igreja para que seja política e socialmente correta em seu discurso, em sua evangelização. 

Como já disse Rubens Alves: “Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.” Concílio disso, reunião interdenominacional daquilo, conselho ecumênico para aquilo outro, somados à reuniões intermináveis, cultos amalucados, que terminam sem nenhum propósito, somente o de promover os promoventes, esta eterna redundância. Basta querer fazer, temos a internet e temos o púlpito. Nos pronunciemos, aproveitemos os espaços, mostremos nossa força também no voto. Enfim, o gigante adormecido acordou. 

E, para mim, o melhor resultado, através da fala do Pr. Piragine, amplamente aceita pela comunidade cristã e evangélica, esbarrou-se na fala do Edir Macedo. O primeiro é contra o aborto e o segundo a favor do aborto. Mostrando a cisão entre duas igrejas evangélicas neste país, uma verdadeiramente evangélica, isto é, ortodoxa e outra falsamente evangélica, a comercial. Poderosa sim, mas com os dias contados. Como falado em post anterior neste blog, a igreja neo-pentecostal está com seus dias contados, já deu o que havia para dar, aliás já tomou o que haveria de tomar.

Felizmente, em sua simplicidade, Piragine marcou uma nova era da igreja neste país, está sendo ouvido, que cause resultados ou não nesta eleição, sua fala já teve proveito, que os políticos nos temam, um Titã se levantou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente Addson. Nós Cristão devemos mostrar nossa posição contraria ao governo, quando o mesmo tenta fazer coisas que são contrarias aos mandamentos de Deus. Vejo tembém que os nossos Pastores (B....R....) poderiam ser intrumentos mais atuantes para melhor orientar as ovelhas, quanto não em quem deve votar, mas sim, mostra as ovelhas que fiquem atentas aos "projetos" que os governantes tem propondo para nossa sociedade, que afetam diretamente a nossa fé.
Yuri H.

Blog de Robson Oliveira disse...

Prezado Addson,

fiz ontem a prova do QCM... Estou até agora INCONFORMADO pq Deus me ajudou + duas questões corretas eu acabei trocando por outras erradas (obs: uma sobre as chamadas “Santas Cruazadas” cuja resposta era Urbano II e outra sobre os argumentos de Berkhof sobre a imortalidade da alma)... Além dessas duas eu dei de graça uma outra sobre Lutero (obs: muito tempo s/ fazer concurso dá nisso... Tinha q confiar + na “minha” intuição q agora creio ter sido a direção de Deus, pois eu não me lembrava).

Nesta altura do “campeonato”, penúltimo concurso, dar esses “vacilos” poderá me custar caro de mais... Agora seja o que Deus quiser!

Português eu achei bem + fácil, pois pelo menos não respondi tão inseguro, sendo que o gabarito oficial sairá 4ª feira... Teologia eu corrigi c/ os livros que eu tenho, e vi q até agora acertei 11/20, e errei quatro... As outras cinco eu saberei no gabarito.

Bom, está aberto até 23/09 para a FAB... Após conferir o gabarito, vendo q não terei chance de me classificar, farei a inscrição... O inconveniente é q são outras Sugestões Bibliográficas, mas tem o lado bom que não cai História do Cristianismo, c/ isso parece q o programa é menor.

... É lamentável qdo fazemos as escolhas erradas, daí o meu desabafo aqui no seu blog (obs: se quiser pode apagar depois, estou utilizando este espaço por não ter seu e-mail).

A propósito do EXCELENTE texto, em que concordo em gênero, número e grau (obs: vi o vídeo do Pr. Paschoal Piragine, cuja coragem muito me admirou); publiquei-o no meu Blog (citando o autor e fonte, é claro!)... Depois passa lá e dê uma conferida.

Deus o abençoe!

Abraços,
Robson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...