quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Obediência e Gratidão


É redundante afirmar que demonstração de obediência é demonstração de lealdade. Mas que isto seja um reforço. A maior prova de vida cristã é que esta demonstração seja uma realidade. Nem mesmo Jesus Cristo, sendo Deus, deixou de obedecer às autoridades. Considerou e as respeitou. Aliás, lembremos sempre que a correção de atitudes leva-nos sempre ao fiel cumprimento do dever. A obediência precisa ser alegre, desinterressada e consciente. Hodiernamente, o mundo vive uma tendência de rupturas, cisões e rebeldia. Infelizmente, as igrejas têm recebido esta influência. Os pastores não são mais vistos por sua piedade, amor, santidade ou vida de oração, mas pelo currículo e a capacidade de arrebanhar muitas pessoas de qualquer modo e a qualquer custo. Isto é um reflexo da sociedade em que vivemos. Samuel disse que obedecer é melhor do que sacrificar. Paulo falou que devemos obediência aos pais, aos patrões e às autoridades. Este é o sentido básico de nosso existir como cristãos. Obedecer é também servir. Sempre obedeci aos meus superiores, ainda que não concordasse com tudo esta obediência nunca foi relapsa, aparente e dissimulada. Foi também sem interesses, a não ser o de Cristo. Devo muito a todos os meus pastores e a autoridades com quem trabalhei. Aliás, a obediência precisa sempre ser completa, obediência incompleta não é obediência. Admira-me sempre as palavras do centurião a Jesus: “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.”, “porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.” (Lucas 7:7-8). Meus anos de ensino em seminário formaram muitos pastores, se por acaso hoje um desses alunos tornassem pastores de alguma igreja que congrego, ou fossem chamados como pastores presidentes, os chamaria pelo título: de pastor e de senhor. Intimamente, obedecer é nossa demonstração de gratidão a Deus pelo Senhor que ele nos é. Só quem é grato obedece, porque a desobediência é fruto da ingratidão com pessoas, com a vida e com Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...