domingo, 8 de maio de 2011

Prefeito manda arrombar Igreja Universal e cria abrigo

Água Preta, a 130 km do Recife, está com 25% da população desabrigada ou isolada por causa das enchentes.

Em estado de calamidade pública, Água Preta, a 130 km do Recife, na Zona da Mata Sul, está com cerca de 25% da população de 33 mil habitantes desabrigada ou isolada por causa das enchentes ocorridas nesta semana. Na quinta, o prefeito Eduardo Coutinho mandou a polícia arrombar uma Igreja Universal para abrigar quem perdeu suas casas para as chuvas. "Não tínhamos mais espaço e me vali do decreto de calamidade pública, que me deu respaldo judicial", conta. "Arrombamos."


Fonte: Estadão


A notícia causa espanto, a olhos do senso comum é possível imaginar um tipo de perseguição com a nossa condição evangélica por simples comoção sentimental. Analisemos bem, o prefeito agiu no estrito cumprimento do dever. O grande problema é que boa parte das entidades civis desconhecem completamente suas responsabilidades sociais. Qualquer igreja, por ser considerada instituição de utilidade pública, deve abrir as portas no caso de tragédias. É lei. Por isso que não pagam impostos por seu reconhecido valor social na localidade. O grande problema é que a igreja hoje vive em tal abastança e conforto que não está preparada para amparar pessoas em fragilidade social. Pastores e líderes de igrejas devem ter um plano claro para que não sejam pegos de surpresa. Assim como devem ter um plano de evacuação e prevenção de incêndios. O correto não é fechar as portas, mas colocar-se à disposição e terão uma grande oportunidade para o Evangelho.

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17)

2 comentários:

Bia de Jesus/Al disse...

A igreja paga impostos sim, meu caro se informe melhor.
Esse prefeito agiu muito errado, pois a igreja não é uma repartição pública,não é sustentada pelo governo.
Pra ele arrombar a igreja, teria tambem que arrombar mercados, hospitais, shopings etc... isso é certo? você gostaria de ter sua casa arrombada? A igreja católica é sustentada pelo governo, e além disso não paga nenhum tipo de imposto, ja a igreja universal não recebe nenhuma ajuda, e paga absurdos em impostos.
Se informe melhor pra não escrever besteiras da proxima vez ta?

Addson Costa disse...

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Seção II - Das Limitações do Poder de Tributar

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...)

VI - instituir impostos sobre: (...)
b) templos de qualquer culto;

O QUE É UTILIDADE PÚBLICA

No Brasil, na esfera federal da administração pública, diz-se de utilidade pública as sociedades civis, associações e fundações que receberam o referido título por assim o solicitarem, bem como por cumprir os requisitos da Lei 93 de 28 de agosto de 1935.

Segundo o artigo 1º da Lei 91/1935, as pessoas jurídicas poderão obter o título de Utilidade Pública Federal, se "servirem desinteressadamente à coletividade" e se os cargos de sua diretoria, conselhos fiscais, deliberativos ou consultivos não forem remunerados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...