domingo, 11 de março de 2012

Visão 1D - A Administração Pública


Em Santiago, RS, há alguns equívocos que eu consideraria cruciais que fossem resolvidos, basicamente relacionados à sinalização. A faixa de pedestres “zebrada” não pode ser seguida de outra faixa zebrada na passagem de um cruzamento, a que deve seguir após o cruzamento é uma faixa por duas paralelas. O pedestre ao atravessar deve observar o veículo que parou na faixa zebrada. Caso contrário, esperá-lo passar antes de cruzar a rua. Assim, acaba o problema da obrigatoriedade do condutor parar no meio do cruzamento. Outra, como sinalização errada não se executa, se, infelizmente, algum dia, um pedestre for machucado em uma faixa zebrada mal colocada, o condutor poderá safar-se juridicamente culpando a má sinalização. 

Outro problema é a falta de lógica nas vias preferenciais. A Rua dos Poetas (Rua Venâncio Aires), por exemplo, é preferencial da Av. 7 de setembro até a Av. Tito Becon. A partir dali não é mais. Entende-se a importância arquitetônica que a rua tem para a cidade, mas o bom observador verá que o fluxo de veículos da Rua Getúlio Vargas e da Rua Benjamin Constant é maior do que aquelas em horários e dias de pico. Da Tito Beccon até a “Artilharia” (19º GAC), seguindo a Rua Venâncio Aires e adjacências, as ruas que se cruzam não têm qualquer relação lógica de preferenciais. Uma placa de PARE nos surpreende em uma quadra e em outra não. Entendendo a lógica do fluxo de veículos da cidade, na minha opinião, e creio estar certíssima, todas as ruas a oeste da Av. Pinheiro Machado deviam ser preferenciais. É logicamente inconcebível, por exemplo, que a Rua Mal. Deodoro não seja preferencial com a Rua Getúlio Vargas, mas que tenha preferência em relação à Rua Benjamin Constant. São pequenos detalhes que mudariam bastante a cara do trânsito aqui.

Tomando retorno à Rua dos Poetas, o ideal é que fosse transformada em um grande calçadão, deixando apenas as duas passagens da Benjamin Constant e da Getúlio Vargas. Não dá para relatar tudo, creio que já cansei o leitor com referências de ruas e questões espaciais difíceis de descrever. Mas, enfim, espero haver contribuído.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...