segunda-feira, 12 de março de 2012

Visão 2D - O Condutor


Seria uma irresponsabilidade atingir todos os motoristas pelo mal de uns poucos. Mas para alguns condutores de Santiago, RS, é bonito ser feio. O que quero dizer com isto? Que ainda preserva em alguns poucos que o bom motorista é aquele que anda a 80km/h em uma via que não suporta 60km/h, que arranca no sinal e durante a madrugada faz pegas motivado por um som alto afoito. A população parece já ter se acostumado. Pelo menos eu, depois de um ano, já consigo dormir morando quase vizinho de um sinal com muito movimento, inclusive às madrugadas, uma façanha adaptativa do ser humano. Mas o fato é que os bons motoristas terminam pagando o pato dos maus que, no mínimo, para contê-los, a administração pública se vê na responsabilidade de sancionar “o trânsito” colocando obstáculos, quando não terminam sendo-lhes vítimas. O grande mal é esta ética invertida, o que ocorre aqui, ocorre em outros municípios também. Mas serve de alerta a quantidade de acidentes que ocorrem na área. Não tenho as estatísticas, mas creio serem muitos para uma cidade de 49 mil habitantes. E pensar que boa parte dos acidentes que vejo nos noticiários gaúchos, não ocorrem por colisão (pechada, acho que assim se escreve), mas por saírem da pista, em alta velocidade. Irresponsabilidade que mata. Devemos entender que o bom motorista dirige em baixa velocidade, respeita a sinalização, respeita o pedestre e está pronto para assumir seus erros. Sim, o bom motorista também erra. Eu mesmo confesso que já entrei umas duas vezes na contramão em ruas de Santiago, RS, e não foi por querer, pura falta de atenção, mas, com certeza, se um guarda me parrasse, prontamente assumira o erro de ser bisonho naquele momento. Assumir a nossa falibilidade no trânsito é uma prerrogativa para torná-lo melhor. Há um engano comum de que o automóvel é uma extensão do corpo. É uma alavanca útil, mas não é o sujeito que o guia. Com tempo de direção, todos nós terminamos nos sujeitando a isto. Para reverter este quadro, uma boa política educacional para o trânsito e fiscalização, inclusive à madrugadas, para punir os irresponsáveis.

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