domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sobreviventes de incêndio em Rhode Island comentam tragédia de Santa Maria


Fonte: Gazeta News

Foi mundial a repercussão e a comoção causada pelo trágico incêndio que matou 231 pessoas no dia 27, em uma boate de Santa Maria (RS). Entre os comovidos, estão os sobreviventes de um incêndio que ocorreu há 10 anos, também em uma discoteca chamada The Station, no estado de Rhode Island, matando 100 pessoas e ferindo 200, após um show pirotécnico da banda Great White. Cada vez que ocorre um desastre similar, os sobreviventes relembram o ocorrido. As informações são da “Associated Press”.

O sobrevivente Todd King disse que foi acordado no dia 27 com mensagens de texto de outros sobreviventes do incêndio de Rhode Island, perguntando: “Você pode acreditar que isso está acontecendo de novo?”. “Não estou surpreso que ninguém aprendeu”, disse ele.

Outra sobrevivente de Rhode Island, Victoria Eagan, disse que ela e outros notaram que todos os três últimos incêndios foram causados por shows pirotécnicos, em ambientes fechados, com material inflamável no edifício. “Eu tive a mesma reação das últimas três vezes. Estamos condenados a repetir a história, e eu gostaria que aprendêssemos”.

No ano que se seguiu ao incêndio de Rhode Island, uma faísca no teto de espuma de uma discoteca superlotada em Buenos Aires, Argentina, provocou um incêndio que matou 194 pessoas. O mesmo tipo de efeito pirotécnico foi o responsável por um incêndio em um clube de Bangcoc, na Tailândia, na véspera do Ano Novo de 2008, em que 66 pessoas morreram.

Em Rhode Island, o incêndio levou a grandes mudanças na legislação estatal relativa a incêndios, com o objetivo de que isso nunca se repita.

Aspersores são agora obrigatórios em discotecas e bares com limites de ocupação de 100 ou mais pessoas, os funcionários devem ser treinados em segurança contra incêndio, e mais dinheiro foi reservado para as aulas de segurança contra incêndio nas escolas. Rhode Island também baniu shows pirotécnicos em qualquer lugar – exceto locais públicos abertos.

Eagan disse que as mudanças eram necessárias em Rhode Island. “Gostaria que isso se espalhasse para outros países”, disse ela. Para a sobrevivente, um incêndio mortal no exterior não parece tão distante por causa da tragédia de Rhode Island. “É enlouquecedor ver isso acontecer de novo”.

Em um comunicado enviado por email, a Fundação Memorial do Corpo de Bombeiros dos EUA, que está construindo um memorial para os afetados pelo incêndio de 2003, comparou os dois incêndios. “Não se pode deixar de notar as semelhanças entre a tragédia (no Brasil) e o incêndio na boate que ocorreu há quase 10 anos”, disse o grupo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...