terça-feira, 25 de julho de 2017

Caiu neve na Serra de São Bernardo, em Caicó, RN

do Blog Bar do Ferreirinha



Alto da Serra de São Bernardo, com Caicó ao fundo: nevou no sertão!
Um fenômeno natural muito raro ocorreu em Caicó nos últimos dias, ocasionado pelas mudanças climáticas globais.
O que parecia improvável, aconteceu entre os dias 12 e 16 de julho, na face invisível da Serra de São Bernardo, para quem observa de Caicó.
O frio intenso provocou uma pequena nevasca, embranquecendo as cinzentas encostas da formação rochosa milenar, também conhecida como Serra de Samanaú.
O fenômeno havia ocorrido pela última vez no longínquo ano de 1927, fato narrado apenas de forma oral por remanescentes da época, avós dos caicoenses que hoje estão na faixa dos 50 anos de idade.
A nevasca atraiu algumas pessoas ao lado oposto da Serra de São Bernardo, pra ver a neve, algumas pela primeira vez na vida.
O frio de julho está com os dias contados e a neve, evidentemente, já está derretendo: muitas pessoas ainda estão se organizando pra ver in loco a paisagem branca e gelada do Seridó.
Alguns privilegiados foram ao local e esquiaram em equipamento improvisado feito pelos moradores das redondezas.
É o caso da caicoense Maria das Graças Medeiros, que mora no Distrito Federal.
Ela é Peregrina de Sant'Ana, está na cidade desfrutando as delícias da Festa da Padroeira e viu o fenômeno climático raro.
Especialistas consultados pelo Bar de Ferreirinha informaram que a neve deverá derreter totalmente até o fim desta semana, coincidindo com o encerramento da Festa de Sant'Ana.
Religiosos mais ortodoxos enxergam a nevasca como um aviso divino da proximidade do fim do mundo, castigo do Criador ao homem pelas mazelas que ele produz diariamente.
Será?

21 comentários:

Florizel Jr disse...

Aécio Neves esteve por lá...

Anônimo disse...

Essa foto é da serra da estrela em Portugal.

Sinistro disse...

Vdd. Notícia fake. A foto realmente é lá de Portugual. É só pesquisar no Google.

Dany disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Vindo de uma fonte segura (Bar do Ferreirinha), só tenho a lamentar por não está em Caicó pra vê de perto o fenômeno raríssimo....rsrs....Ass: Nijason

Anônimo disse...

Cara de pau, inventar uma mentira desse nível, pirou de vez!
Pior que fica com zero credibilidade em tudo que noticiar...

Vento Nordeste disse...

Credibilidade é coisa séria! A foto realmente tá no Google como Serra da Estrela em Portugal.
http://momentoseolhares.blogs.sapo.pt/399309.html


Anônimo disse...

Não sei de onde o autor do blog se baseou, mas a imagem é da SERRA DA ESTRELA, um dos pontos mais altos de PORTUGAL.

Fontes:
1. http://amantesdeviagens.com/conhecer-portugal/distrito-guarda/10-locais-na-serra-da-estrela/

2. http://momentoseolhares.blogs.sapo.pt/399309.html

Anônimo disse...

O autor desta notícia está muito equivocado, pois a imagem não condiz com a notícia. Essa foto é do Parque Natural da Serra da Estrela em Portugal.

http://cm-belmonte.com/?q=node/114

JonasCorre disse...

Incrível, pois está nevando também em Terezina. Vou prá lá!!!

Rickardo Medeiros disse...

Um serviço "desprestado" o desse blogueiro. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

A notícia é verídica, inclusive peguei uma nevasca tão boa que consegui fazer bonecos de neve!! Só não deu para esquiar, ainda!! Nova frente fria vem aí, aguardem!!

Unknown disse...

Se esteve cheirou tudo!! Kkkkkk

MM disse...

Foto deslocada! Belmonte, Serra da Estrela, Portugal, ainda que com ligação estreita com o Brasil! Belmonte é a terra natal de Pedro Álvares Cabral!
http://www.amazonasemais.com.br/wp-content/uploads/2015/05/belmonte-155.jpg

Arthur Froes disse...

Aécio NEVER!

Anônimo disse...

Eh verdade eu era a neve

Marcos Aurélio disse...

Ri muito com a notícia. E com os comentários principalmente.

Unknown disse...

É desinformação em excesso!! Pesquisei o Seridó Ocidental do RN (sete municípios) durante os anos de 2008 a 2011 pelo Programa DCR do CNPq, sediando-me em Caicó; além das minhas residências naquele Estado desde o ano de 1977 até 1989, esse fato nunca existiu. Sem contar toda a bibliografia da história e geografia físico-ambiental contida na minha atual biblioteca abrangente também para todo aquele Estado. Pra não ficar somente nisso levei o caso ao meu amigo prefeito da época daquele mesmo município, que é pesquisador alto nível, o que também lhe deixou horrorizado e me retornou por mensagem, que o fato nunca existiu lá. O máximo que já aconteceu foi chuva de granizo. A Serra de São Bernardo é a que consta da minha foto de capa no Facebook, no momento em que estou escalando uma das suas encostas íngremes, em meu Jeep, para levantamentos detalhados de campo em seus píncaros, e nos demais de todas as outras serranias da região. E quando a viatura não podia mais escalar, o fazia a pé, conforme consta também na minha página do Face, pela Foto do Perfil, de outra serra vizinha. O Relatório de Pesquisa referente ao Projeto foi entregue em julho de 2011 à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), onde pode ser acessado por qualquer interessado na matéria. Tudo também consta do meu extenso Banco de Dados. A pergunta é: quem é realmente o inventor desse absurdo?
2 comentários

Unknown disse...

Nevar em Caicó? Nem continuo pq é impossível.

Helena Schiel disse...

"quem é realmente o inventor desse absurdo?" a resposta está no texto: Especialistas consultados pelo Bar de Ferreirinha

Aluisio Mota disse...

kkkkkkkkkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...